Valleré nasceu em 1727 em França na vila de La Ferté-Milon, região da Picardia. Era filho de Claude-André de Valleré, recebedor de subsídios, e de Marie Genevieve Bonet. Enveredou pela vida eclesiástica mas cedo desistiu e matriculou-se na École des-cadetes gentilshommes, escola militar de Paris. Terminando os seus estudos nesta escola, começou a frequentar os estudos na Escola de Pontes e Calçadas de Paris. Assentou depois praça num corpo de cavalaria ligeira e em 1746 participou na Batalha de Raucoux. Um ano depois foi promovido a Tenente.

Chega a Portugal em 1753 e quatro anos depois recebe a categoria de Capitão de Mineiros do Regimento de Artilharia de Estremoz. Serviu neste posto até 1762, ano em que é nomeado Tenente-Coronel e lente da Aula do seu regimento. Passa posteriormente a lente do Regimento de Artilharia da Corte, com sede na Torre de São Julião da Barra. É nesta altura que conhece o Conde de Lippe.

No âmbito da guerra com Espanha é encarregue do comando de um parque de artilharia em Abrantes. Tendo-se distinguido nesta missão, sobe a Coronel e Comandante do Regimento de Artilharia de Estremoz. Em 1763, Lippe escolhe-o para a construção do Forte da Graça em substituição do primeiro arquitecto, Etiénne.

Quando em 1767 o Conde de Lippe volta a Portugal, promove-o Brigadeiro. Em 1780, graças à sua cultura e engenho, é eleito sócio da Academia real das Ciências. Cinco anos depois, nessa mesma academia vence um primeiro prémio graças a um estudo de hidráulica. Inventou um reparo para as peças de calibre 3 para que estas pudessem ser conduzidas por animais em difíceis montanhas. Cria também diversos reparos para artilharia mergulhante no Forte da Graça. Em Elvas, Valleré para além do Forte da Graça, edifica os Quartéis do Casarão (hoje Museu Militar de Elvas), a Fonte de São Lourenço e ainda a Quinta da Serra do Bispo, residência campestre do Bispo de Elvas, e a Quinta do Tesoureiro Geral, residência do tesoureiro geral das tropas da Província do Alentejo.

Guillaume Louis Antoine de Valleré faleceu em Lisboa no dia 12 de Maio de 1796.

contacte-nos

Solicite-nos informação e serviços, sugira-nos ideias. Nós agradecemos e, aguardando a sua visita, responderemos assim que possível. Obrigado.

Not readable? Change text. captcha txt