Em 1778 estavam concluídos os trabalhos mais importantes do Forte e ainda no mesmo ano foi aberta ao culto a sua Capela. Foi recolhida a imagem de Nossa Senhora da Graça da casa de um oficial e foi pedida a preparação e pintura do altar para a colocação da Santa. Porém, o Forte esteve alguns anos sem capelão fixo e por isso justificava-se que os serviços de assistência religiosa fossem prestados pelo capelão do Regimento de Artilharia de Estremoz que a partir de 1767 passou a ter a sua sede na referida Fortaleza.

Ultrapassadas as dificuldades para se se criar um lugar de capelão fixo, foi promovido definitivamente no lugar de 25 de Outubro de 1805, ficando assim criada a capelania.

O cargo de capelão foi mandado suprimir, logo que o mesmo vagasse, pelo artª 5º do D. de 26 de Dezembro de 1868, mantendo-se no entanto o culto, para o que se abonava a quantia de 144$000 réis anuais ao Conselho Administrativo do Forte, para se pagar ao presbitério que servisse de capelão.

Restabelecido o lugar de capelão pela organização de 24 de Outubro de 1884, manteve-se até à Reorganização do Exército de 25 de Maio de 1911 que extinguiu o corpo de capelães militares e baixou de classificação o Forte da Graça, que deixou de ter Governo especial.

Terminou assim o culto na Capela da Fortaleza donde em 1929 se retirarem as imagens para se realizar nela o julgamento dos chefes da revolta de Fevereiro de 1927.

Os Capelães do Forte (listagem)

Frei Francisco de Santa Rita;

Padre Manuel Joaquim Cordeiro e Silva;

Capelão Manuel Santa Tecla,

Capelão António Joaquim de Assunção,

Capelão Provº, António Augusto Teixeira,

Capelão Provº, António dos Santos;

Capelão de 2ª, Manuel Segismundo da Piedade;

Capelão António dos Santos

Capelão Abílio Augusto Rocha,

Capelão Provº, José Caetano Esteves

Capelão de 3ª, José Ferreira de Andrade

Capelão Provª, José Francisco Vasco de Almeida

Capelão António Diniz da Gama,

Capelão de 3ª, Elísio Mateus de Campo

Capelão de 3ª, Jaime José Ferreira

Capelão de 2ª, António Joaquim Camelo

Capelão de 3ª, José Norberto de Araújo Esmeriz

Capelão de 3ª, António Gaspar Cabral

Capelão de 3ª, Francisco Barbosa da Silva

contacte-nos

Solicite-nos informação e serviços, sugira-nos ideias. Nós agradecemos e, aguardando a sua visita, responderemos assim que possível. Obrigado.

Not readable? Change text. captcha txt